SAAE promove visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto para alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho


01 Fevereiro 2023
SAAE promove visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto para alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Júnior participaram de uma visita técnica para conhecer o sistema de saneamento básico de São Gabriel do Oeste. A visitação ocorreu no último sábado (28) e contou com a presença da presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rose Pires; do engenheiro Sanitário e Ambiental, Guilherme Casarin Corrêa; e do professor Daniel Wildner.

O tour teve início no auditório do SAAE, onde foi apresentado aos estudantes um vídeo institucional que retrata os serviços oferecidos pelo SAAE, do tratamento de água e esgoto à coleta do lixo residencial. Também foi apresentado um pouco sobre a história dos 40 anos de atividade da Autarquia no Município.

Logo após, os estudantes foram conhecer uma Estação Elevatória e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, aprofundando o conhecimento de sala de aula sobre todo o processo de tratamento de esgoto. Além disso, os alunos fizeram questionamentos do cotidiano em relação aos hábitos da população e o meio ambiente.

De acordo com o professor Daniel Wildner, a visita guiada teve como objetivo integrar a prática com o conteúdo de sala de aula, com informações detalhadas passadas pelo engenheiro Guilherme Casarin Corrêa, como dados sobre o volume de esgoto gerado e os parâmetros de qualidade no tratamento de efluentes em São Gabriel do Oeste.

Rose Pires, presidente do SAAE, acompanhou o grupo e comentou sobre a importância das visitas para divulgar o trabalho desenvolvido pela Autarquia no Município. “As visitas têm como objetivo não apenas demonstrar o processo de tratamento de água e esgoto, mas também promover ações de conscientização ambiental e difundir as informações de forma ampla para toda a população”, comentou.