SAAE: Dia Mundial da Água é comemorado com ações de conscientização

22 Março 2022
SAAE: Dia Mundial da Ãgua é comemorado com ações de conscientização

Para comemorar o Dia Mundial da Água em São Gabriel do Oeste, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou nesta terça-feira (22), uma série de atividades e ações de conscientização sobre o uso racional da água – bem natural, imprescindível para a nossa sobrevivência.

A programação teve início às 7h na Sede Administrativa do SAAE, local onde a presidente do Serviço, Rose Pires, reuniu os servidores para falar sobre a temática principal a ser abordada neste ano: “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. Rose explicou que, ao longo do dia, além de levar orientações aos munícipes através de ações educativas sobre a importância de se evitar o desperdício de água, a equipe estaria abordando a preservação das águas de um dos maiores depósitos subterrâneos e principal manancial de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani.

“Nosso objetivo principal nesta data é levar um pouco mais de informação para a nossa comunidade, não apenas sobre o consumo consciente da água, mas também sobre a necessidade de cuidar desse bem tão precioso como o nosso Aquífero”, comentou a presidente. Rose também esteve no Posto de Atendimento do SAAE no bairro Jardim Gramado falando sobre o tema. Tanto na sede, quanto no Posto de Atendimento e na Prefeitura Municipal, foram entregues materiais de divulgação, panfletos e copos com água para quem esteve nos locais buscando atendimento.

Nos dois períodos do dia, estudantes da Escola Fabiano de Cristo/Casa da Vovó Aída também estiveram visitando a unidade de Captação, Tratamento e Distribuição UTA-08, onde receberam balões e puderam conhecer como é realizado o tratamento, abastecimento e distribuição de água na cidade. As crianças ainda se divertiram com uma cascata formada pela abertura de um dos pontos da estação. “Buscamos plantar a sementinha da conscientização de uma forma lúdica, aguçando a curiosidade da garotada sobre como a água é tratada no nosso Município”, apontou Rose.

A presidente ainda esteve na Câmara de Vereadores falando sobre a temática e apresentando para a Casa o trabalho realizado pelo Serviço. Após a visita na parte da manhã, Rose esteve acompanhando diversas apresentações realizadas pelas crianças do CMEI Criança Feliz no bairro Jardim Gramado. Com uma decoração especial e muita criatividade, os pequenos dançaram e se divertiram acompanhando músicas, vídeos e histórias contadas sobre a água.

As atividades foram acompanhadas pelo vice-prefeito Valdecir Malacarne, pelo superintendente do Serviço, Fábio Junior e a Bioquímica do SAAE, Magda Callegaro. No final da tarde, a equipe do SAAE estará realizando uma blitz educativa na avenida Getúlio Vargas.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para estimular a discussão sobre a conservação e a proteção dos recursos hídricos no mundo, em benefício das futuras gerações.