SAAE de São Gabriel do Oeste lança campanha para substituição de hidrômetros


14 Outubro 2021
SAAE de São Gabriel do Oeste lança campanha para substituição  de hidrômetros

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Gabriel do Oeste  deu início ao trabalho de substituição dos hidrômetros instalados no município. A ação se faz necessária segundo informações técnicas, devido ao desgaste que os hidrômetros sofrem com o decorrer dos anos. Ainda segundo os técnicos do SAAE a vida útil do hidrômetro é de 5 anos, a partir dos quais ele pode começar a apresentar defeitos e falha na medição, indicando que é hora da substituição. 

 

Por que é preciso trocar o hidrômetro?

 

Porque dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, o equipamento se desgasta, havendo a necessidade de substituição. O ideal, segundo recomendação técnica do INMETRO, é que essa troca seja realizada de cinco em cinco anos. 

 

O hidrômetro não marca a mais, pois à medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade seja diminuída, prejudicando o registro de pequenos consumos dentro do imóvel. Por isso, logo após a trocado hidrômetro, é possível que ocorra uma elevação no consumo. 

 

Como todo equipamento moderno, os hidrômetros sofrem constantes evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos passam a ser medidos com o novo hidrômetro. 

 

Sendo um equipamento mecânico, o hidrômetro gira somente quando a água estiver passando por ele. Quando ele girar, sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de vazamento não-visível (subterrânea). 

 

Como o valor da conta é calculado em função do volume de água que ele registra, é justo que a medição seja sempre confiável e correta. Se depois da troca do aparelho o consumidor verificar uma variação muito grande no valor da conta, pode ser um sinal vazamento de água nas instalações internas do imóvel. Orientamos o cliente a contratar um profissional para identificar possíveis vazamentos internos. 

 

O SAAE informa ainda que as substituições do hidrômetro não refletirão em custos para os moradores.