SAAE visita Costa Rica para conhecer Sistema de Tratamento de Esgoto

22 Abril 2021
SAAE visita Costa Rica para conhecer Sistema de Tratamento de Esgoto

A presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Rose Pires, e o vice-prefeito do município, Valdecir Malacarne, acompanhados de uma equipe, estiveram em Costa Rica na última semana para conhecer o Sistema de Tratamento de Esgoto implantado no município. A caravana foi recebida pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos e representantes do Legislativo Municipal, a vereadora Rosangela Marçal e o vereador Evaldo Paulino.

De acordo com a presidente do SAAE, a visita busca estudar a viabilidade da readequação da Estação de Tratamento de Esgoto com base no Sistema de Tratamento utilizado em Costa Rica – o de Tratamento Biológico constituído por RALF (Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado). Segundo Rose Pires, após um levantamento populacional, este foi o modelo apontado como referência para atender a cidade.

Apresentado pelo o diretor geral do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Costa Rica, Cesarino Cândido, o sistema de tratamento de esgoto costarriquense possui tratamento preliminar composto por gradeamento, desarenador, calha Parshall, medidor vazão, Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado e Filtro Biológico Anaeróbio; um sistema diferenciado que hoje é modelo dentro do Estado.

Além disso, o sistema conta com Leitos de Secagem de Lodo, Estação Elevatória de Lodo e emissário final de 200 metros (DN 400 mm), que fica localizado na via de acesso Usina Hidrelétrica.

O grupo também aproveitou para fazer uma visita técnica na EEEB Final (Estação Elevatória de Esgoto Bruto) bem como nas demais que estão em construção por meio do Convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e financiamento da Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade a equipe aproveitou para conhecer a Secretaria Municipal de Obras, o Aterro Sanitário e a UTR (Usina de Triagem de Resíduos), que tem passado por diversas adequações no maquinário para finalmente entra em funcionamento nos próximos dias.

“É uma imensa satisfação receber o nosso parceiro Valdecir Malacarne e a equipe do SAAE de São Gabriel do Oeste. Costa Rica e São Gabriel estão desenvolvendo importantes parcerias este ano, que visam beneficiar cada vez mais a população de ambos os municípios” frisou Cleverson.

“Agradeço a oportunidade e a receptividade do prefeito Cleverson, de toda sua equipe e dos vereadores municipais, que não mediram esforços para nos atender e proporcionar essa troca de experiências” comentou o vice-prefeito Valdecir Malacarne.

Também participaram da visita o secretário de Infraestrutura de São Gabriel, Eris Barbosa; o secretário Desenvolvimento Econômico Roberto Emiliani Júnior; o superintendente SAAE de São Gabriel, Fábio Junior Pinto; o engenheiro sanitarista SAAE Guilherme Casarin; engenheiro agrônomo SDE, André Bortoli; a diretora agência de trânsito de São Gabriel, Suzana Paula Ramos Ferreira, bem como a equipe de engenheiros, chefes de operações e técnicos do SAAE de Costa Rica.

Com informações da Prefeitura de Costa Rica.