SAAE se prepara para lançar projeto piloto de coleta mecanizada

26 Maio 2021
SAAE se prepara  para lançar projeto piloto de coleta mecanizada

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com a Prefeitura Municipal, Aurora, Fundação Aury Luiz Bodanese e Sistema OCB/MS, se prepara para lançar no final desta semana, um projeto piloto de mecanização da coleta seletiva de resíduos domésticos. O município será o primeiro do Estado a implantar o sistema.

O projeto “Coleta Mecanizada SAAE 100% Você”, irá funcionar em fase de testes primeiramente na COHAB IV. O bairro receberá contêineres de coleta em pontos estratégicos das ruas, onde os moradores poderão descartar o lixo doméstico. Contêineres verdes serão utilizados para o descarte de recicláveis, já os de cor marrom serão utilizados para o lixo orgânico. Ao todo, 30 contentores de lixo com capacidade de mil litros estarão disponíveis.

Para a implantação do projeto será realizado um trabalho de informação aos moradores do bairro. Equipes da Prefeitura, SAAE e Aurora percorrerão a Cohab IV realizando a entrega de panfletos e imãs de geladeira com a orientação sobre o descarte. É importante destacar que futuramente com o novo sistema mecanizado, os resíduos domiciliares descartados em lixeiras em frente as residências deste bairro não serão mais recolhidos. Portanto, será necessário que o morador deposite o lixo em sacos plásticos e descarte em um dos contêineres.

Segundo a presidente do SAAE, Rose Pires, o novo sistema visa a melhoria e modernização da coleta seletiva na cidade e será uma forma mais higiênica, segura e rápida de recolher os resíduos domiciliares. “As residências passarão a não acumular mais o lixo nas lixeiras, pois a população poderá descartar seus resíduos a qualquer momento”, disse. Rose ainda explicou que o descarte em contêineres protegerá o lixo das variações climáticas e da ação de animais, além de evitar acidentes aos coletores, pois estes não terão mais contato direto com os sacos de lixo.

“O projeto será apresentado neste sábado, onde juntamente com colaboradores da Aurora Alimentos, parceira nesta caminhada, faremos um trabalho de conscientização. A coleta seletiva já está estabelecida em nossa cidade, agora queremos dar um passo a mais; por isso estaremos testando este novo sistema”, informou a presidente. O SAAE investiu cerca de R$ 54 mil em recursos próprios para a aquisição dos contêineres.

Entenda como funciona

No sistema mecanizado serão instalados 30 contêineres no bairro Cohab IV (02 por quadra). Para coleta, o caminhão se posiciona ao lado do recipiente e em seguida, um coletor conecta o contêiner aos braços mecânicos do veículo adaptado e o suspende. Dessa forma, o lixo será despejado no caminhão. A coleta será realizada semanalmente neste bairro.

Para que o projeto seja eficiente, é fundamental a colaboração da população. Essa tarefa inclui depositar somente material orgânico no contêiner marrom e apenas reciclado no contêiner verde; não mudar o contêiner de lugar pois ele possui rodas e sempre fechar a tampa.