SAAE apresenta relatório de avaliação do Sistema de Abastecimento de Água

29 Janeiro 2021
SAAE apresenta relatório de avaliação do Sistema de Abastecimento de Ãgua

Na manhã desta quinta-feira (28), a presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Rosenilda Pires, esteve em reunião com o vice-prefeito Valdecir Malacarne e a secretária de Administração e Finanças, Osana Nogueira Ramos, para apresentação do relatório de avaliação e desempenho do Sistema de Abastecimento de Água da cidade e a atualização de seu Plano Diretor para melhoria do serviço.

De acordo com a presidente, o objetivo da reunião foi expor os resultados obtidos através dos indicadores de desempenho, além das metas do sistema de abastecimento de água do município. Os estudos foram realizados nos últimos meses e apontou os principais problemas no fornecimento de água pela rede. “Através deste levantamento, conseguimos identificar as diversas áreas de São Gabriel do Oeste que precisam de expansão no serviço”, comentou Rose.

No relatório, também foi apresentada a projeção de novos sistemas de captação e distribuição de água, tendo em vista o crescimento do município e a criação de novos bairros. “Estamos adequando a nossa infraestrutura, reorganizando a equipe e o nosso trabalho para atender da melhor forma possível a nossa população. Através deste estudo técnico, queremos traçar o caminho para ampliar o abastecimento da cidade e solucionar os problemas encontrados”, disse.

Os trabalhos foram coordenados pela presidente do Serviço, pelo diretor operacional de Água e Esgoto, Guilherme Casarin, pelo superintendente, Fábio Junior e pelo Administrador José Barreto Filho; que também estavam presentes na reunião.

Os relatórios de estudo foram divididos em três volumes:

Volume I – Estudo de concepção e previsão da demanda, os principais itens abordados são: sistema atual, previsão populacional e estudo de demanda.

O presente relatório tem por finalidade:

• Descrever as características principais da localidade de São Gabriel do Oeste, no que se refere a: história, localização, clima, acesso, topografia/hidrografia/geologia, urbanização, saneamento, saúde pública, aspecto socioeducacional, aspecto econômico e aspectos comerciais/industriais;
  • Descrever o Sistema de Abastecimento de Água existente de modo a se ter um diagnóstico da situação atual;
  • Elaborar o Modelo Hidráulico do Sistema de Abastecimento de Água com configuração e demanda atual;
  • Apresentar o estudo populacional da localidade de São Gabriel do Oeste e sua distribuição na região urbana;
  • Prever a demanda de água da localidade de São Gabriel do Oeste para os próximos 20 anos (2040).

Volume II – Projeto básico – os principais itens abordados são: modelagem hidráulica do sistema no final de plano e dimensionamento das unidades operacionais.

O presente relatório tem por finalidade:

• Elaborar o Modelo Hidráulico do Sistema de abastecimento de Água para o final de plano (2040);
  •  Simular no Modelo Hidráulico com a demanda de final de plano (2040);
  •  Definir as intervenções necessárias para atender a demanda de final de plano (2040);
  •  Dimensionar as intervenções propostas.

VOLUME III – Parte 03/10 SETOR DE FORNECIMENTO “SF-D”, tem por finalidade:

• Detalhar as intervenções previstas para o setor de fornecimento no final de plano;
  • Quantificar os materiais a serem usados nas intervenções previstas no Projeto Básico.