SAAE alerta sobre o despejo de águas pluviais na rede coletora de esgoto


18 Dezembro 2019
SAAE alerta sobre o despejo de águas pluviais na rede coletora de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gabriel do Oeste (SAAE), alerta sobre o despejo de águas pluviais na rede coletora de esgoto e solicita ajuda da população para eliminar esse problema.

Estamos no período chuvoso é justamente nesta época do ano que acontecem incidentes de retorno das águas de chuvas para o interior das residências, através da rede coletora de esgoto. Este problema ocorre devido ligações irregulares provenientes de águas de chuva que são lançadas através de calhas, drenos, caixa de inspeção sem tampa e infiltração por falta de manutenção.

Ressaltamos que o lançamento irregular causa extravazamentos na rede de esgoto, danos, mau cheiro e também diminui a eficiência no tratamento do efluente final.

O correto é coletar a água através de calhas instaladas no telhado e conduzi-la para a rede de drenagem pluvial, que é dimensionada para tal. Após passar pela rua e pelos bueiros a água da chuva vai para as galerias, que possuem capacidade de absorver grandes volumes de água pluvial, e logo após para os córregos e rios. Diferente do que acontece com a rede coletora de esgoto, que é projetada para atender esgoto domiciliar (pia de cozinha, banheiro e lavanderia) e encaminhado para a Estação de tratamento de esgoto.

Faça sua parte e evite essas situações desagradáveis. Faça as ligações de esgoto e drenagem pluvial separadamente.