Plano diretor de água irá subsidiar ações do SAAE pelos próximos 20 anos

03 Março 2021
Plano diretor de água irá subsidiar ações do SAAE pelos próximos 20 anos

Investimentos em áreas como desenvolvimento econômico, assistência social, saúde, educação e cultura, colocam São Gabriel do Oeste em posição de destaque no Estado de Mato Grosso do Sul. O município também vem se tornando referência no planejamento do sistema de abastecimento de água, e prova disso, está na conclusão do plano diretor de água, que representa a qualidade do serviço e o planejamento de ações até o ano de 2040.

O prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, e a presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Rose Pires, acompanharam, ontem (2), a apresentação dos diagnósticos apresentados pela equipe de engenharia responsável pela elaboração do plano. Conforme os engenheiros, o município possui um dos mais modernos e complexos sistemas do Estado.

O plano contém relatórios detalhados sobre a rede de distribuição, com dados atualizados sobre produção e perdas, além de perfil de consumo, nível de reservatórios e monitoramento das redes. As informações servirão de base para planejamento de ações estratégicas e intervenções preventivas para garantir a qualidade e eficiência do abastecimento.

De acordo com o chefe do Executivo, o levantamento faz parte de um diagnóstico do sistema de água do município. “Esse plano é um mapa fundamental para a administração municipal de como, quando e onde investir no abastecimento de água, frente ao crescimento da cidade. Fizemos a revisão desse estudo e vamos colocá-lo em prática com total responsabilidade e sustentabilidade. Além disso, não é um estudo a curto prazo, mas sim um planejamento completo com perspectiva de crescimento de São Gabriel do Oeste até 2040”, explica o prefeito Jeferson Tomazoni.

“Durante a análise ficou identificada a preocupação do município e os investimentos feitos no setor. Sem dúvida, é um dos mais complexos e modernos sistemas do Estado. Com esse plano diretor, São Gabriel terá subsídios para manter a qualidade do abastecimento pelos próximos 20 anos, com todas as projeções de crescimento populacional e urbano”, explicaram os engenheiros Ricardo e Paulo, representantes da empresa Quiron Engenharia .

Segundo a presidente do SAAE, Rose Pires, o plano servirá de base para modernização da rede de distribuição, e para o planejamento de investimentos na aquisição de novos equipamentos, perfuração de poços e construção de reservatórios, além das manutenções e intervenções necessárias nos próximos anos.