Na Câmara, SAAE apresenta projeto piloto de coleta mecanizada

27 Maio 2021
Na Câmara, SAAE apresenta  projeto piloto de coleta mecanizada

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal a presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Gabriel do Oeste, Rose Pires, apresentou um projeto piloto de mecanização da coleta seletiva de resíduos domésticos.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, vereadores, Edson Tozetto, Frederico Marcondes, Kalícia de Brito, Vagner Trindade, Luizinho Freitas, Supervisora Adm da Aurora, Leonice Kolleht, Encarregado de Gestão Ambiental, Ronaldo Takara, Elenice - Cooperasgo, superintendente do Saae, Fabio Junior e do Diretor do Departamento de Coleta, Leonardo de Rossi.

O projeto “Coleta Mecanizada SAAE 100% Você” irá funcionar em fase de testes primeiramente na COHAB IV. O bairro receberá contêineres de coleta em pontos estratégicos das ruas, onde os moradores poderão descartar o lixo doméstico. Contêineres verdes serão utilizados para o descarte de recicláveis, já os de cor marrom serão utilizados para o lixo orgânico. Ao todo, 30 contentores de lixo com capacidade de mil litros estarão disponíveis.

Trata-se de uma forma mais inteligente, higiênica e segura de recolher os resíduos domiciliares, ressaltou Rose Pires. “As residências passarão a não acumular mais o lixo nas lixeiras, pois a população poderá descartar seus resíduos a qualquer momento”, disse.

Com o novo sistema, o morador não precisará mais esperar o dia da coleta para descartar seus resíduos. Basta levá-los ao contêiner mais próximo, a qualquer hora do dia ou da noite. Acaba também o problema dos sacos expostos nas calçadas, ao alcance de animais, emitindo mau cheiro e com risco de serem carregados para os bueiros pelas águas das chuvas, causando entupimentos.