Análises apontam que Estação de Tratamento de São Gabriel atende parâmetros do Conselho Nacional de Meio Ambiente

26 Fevereiro 2019

Boletim de Análises Laboratoriais elaborado pela Sanágua aponta que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada em São Gabriel do Oeste, atende os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Os resultados das amostras foram apresentados, nesta segunda-feira (25), durante reunião entre o prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Leonardo de Rossi, técnicos responsáveis e vereadores do município, com objetivo de encontrar alternativas para redução de odores no local.

De acordo com a bioquímica responsável pelo Controle de Qualidade da Água, Magda Callegaro, os resultados obtidos nas análises apresentam-se em conformidade para os parâmetros do CONAMA. A última coleta para análise foi feita no dia 29 de janeiro e os resultados apresentados no último dia 4 de fevereiro.

Apesar do resultado, segundo o prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, todos os esforços do SAAE estão voltados para redução de odores na Estação. “Apesar de estarmos dentro dos padrões de tratamento exigidos, há extrema preocupação com os odores desagradáveis apontados pela população, especialmente pelos moradores do Milani. Estudos complementares são feitos constantemente para resolução dos problemas, dentro da legalidade”, explicou.

Atualmente está sendo utilizada a técnica de biorremediador para degradação biológica na ETE. Conforme Magda Callegaro, o estudo tem duração de aproximadamente dois meses e os resultados estão sendo monitorados. Dentre os benefícios previstos nesta técnica de tratamento, estão: redução de odores por neutralização das bactérias geradoras de gases fétidos; remoção de crosta de gordura e lodo de fundo da lagoa e aumento das atividades biológicas e aumento de oxigênio.

A visita à Estação de Tratamento contou com a presença dos vereadores Fernando Rocha, Rose Pires, Roberto Emiliani, Vagner Trindade e do presidente da Casa de Leis, Valdecir Malacarne.