Coleta de Esgoto

Você está aqui Início * Esgoto * Coleta de Esgoto

Coleta de Esgoto

Coleta de Esgoto

O sistema de coleta e tratamento de esgoto é importante para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças de veiculação hídrica, além de preservar o meio ambiente.

Existem três tipos diferentes de resíduos. Os que vêm das residências e formam os esgotos domésticos, os que se formam em fábricas e recebem o nome de esgotos industriais e os provenientes da chuvas que são chamados de esgotos pluviais.

Essa diferenciação é importante, porque cada tipo de esgoto possui uma forma adequada de ser coletado e um sistema especifico para o tratamento dos mesmos.

O SAAE faz a coleta e o tratamento de esgotos domésticos, que se formam depois do uso da água, seja no banho, na limpeza de roupas, de louças ou na descarga de vasos sanitários.

Após ser formado o cliente fará o lançamento do esgoto no ramal de ligação domiciliar, onde cairão  em redes de menor diâmentro, estas redes formam todo o sistema de coleta da cidade, onde seguirá  por gravidade até tubulação maiores chamados de interceptores e que normalmente são instalados próximos aos rios.

De lá, o destino será um reservatório que é chamado de estação elevatório de esgoto, onde o mesmo será bombeado para uma estação de tratamento. Está estação de tratamento terá a missão de devolver a água em boas condições para o meio ambiente.

Voltar