Qualidade da Água






Qualidade da Ãgua

Controle de Qualidade da Água

 

Em cumprimento a portaria de consolidação nº 05 , anexo XX 2914  que estabelece os padrões de potabilidade da água  para consumo humano, o SAAE ,  realiza  análises diárias, semanais  e semestrais da água , captada, tratada e distribuída a população.

O SAAE conta com 15 Pontos de Controle de Qualidade, P.C.Qs.,  que são os pontos que representam os diversos setores do sistema de distribuição  , principalmente em pontos finais de rede e que tem como objetivo favorecer a coleta de amostra de água  e medida de pressão ,  e permitem a  detecção de quaisquer problemas existentes,  para a tomada  de medidas corretivas visando   sua imediata  resolução.

Nestes pontos e nas saídas de tratamento são avaliados os seguintes  parâmetros :

Cloro residual, Fluoreto, pH, Turbidez, Cor, Coliformes Fecais e bactérias heterotróficas As médias destes resultados, são apresentados mensalmente na conta do usuário.

As análises  semestrais completas da portaria Consolidação nº 05 , são realizadas por laboratório externo, mediante processo de licitação.

Recebemos os relatórios de análises realizados em Novembro/2020,  os resultados   obtidos para  os parâmetros microbiológicos, Inorgânicos, Orgânicos , Agrotóxicos , desinfetantes e produtos secundários a desinfecção , cianotoxinas, radioatividade e padrão organoléptico de potabilidade, analisados,   estão EM  ACORDO  com os padrões estabelecidos pela referida portaria estando  disponíveis para consulta pública neste SITE do SAAE, no laboratório do SAAE e na Vigilância Sanitária Municipal.

Os resultados analisados, são enviados mensalmente através de Relatório Técnico á  Vigilância Sanitária Municipal, que lança os dados  no Sistema de informação de vigilância de água para consumo humano – DATA SUS.

 

Clique aqui para baixar os relatórios de análise das Unidades de Tratamento de Água.

 

 

 

Voltar